ESPAÇO SAGRADO BY CLAUDIA ALIONIS



O projeto demonstra a importância de conectarmos de corpo e alma com nosso lar

Uma revolução no conceito de morar aconteceu e as pessoas passaram a enxergar de uma forma diferente suas casas e, principalmente, a se reconectarem mais com ela. Mais do que uma morada, ela é um espaço de convivência com família e amigos, um porto seguro, onde se traça a história da família e acontece o encontro com o Sagrado.

Pensando nisso, a arquiteta Claudia Alionis faz um convite à reflexão sobre o novo morar e a importância do lar após a pandemia do coronavírus aos visitantes da 1ª edição do Janelas CASACOR, que acontece em São Paulo de 08 de novembro a 08 de dezembro de 2020, de forma virtual e totalmente gratuita.

Com 20 pés, o espaço, localizado em um contêiner no Shopping Lar Center, na Zona Norte de São Paulo, demonstra a importância de realizar uma limpeza física e espiritual quando se chega em casa. “Cabe a nós refletirmos sobre o futuro que queremos ter e como o nosso lar vai representar o planeta. Com mais verde e cada vez menos objetos, as casas serão mais sustentáveis e tecnológicas, a fim de nos conectar com o local onde vivemos”, explica a profissional.

No hall de entrada, o neon com o escrito “Purifique sua Alma” incentiva os visitantes a pensar sobre a necessidade de deixarmos todas as energias negativas para o lado de fora, retirando toda a “sujeira” da nossa aura para, então, alcançarmos mais leveza e equilíbrio. “O que um lar significa para nós? Para mim, muito! Ele nos acolhe, nos protege.  Por isso, ao chegar em casa, não podemos esquecer que a sua energia também precisa de cuidados, além da higienização física que nos protege de possíveis contaminações”, alerta Claudia.

Os cristais, que desempenham a função terapêutica, restabelecendo a energia vital, realinhando os chákras e protegendo contra doenças, ficam dispostos na bancada da cuba que foi colocada especialmente para a higienização das mãos. Outro destaque do ambiente é o quadro do fotógrafo tailandês Sasin Tipchai, da Fast Frame, que retrata a necessidade de nos conectarmos com a nossa essência e a da purificação. Ao lado, um imponente cabideiro desenhado especialmente pela arquiteta serve de apoio para roupas e sapatos que chegam sujos da rua.

Após o hall temos a copa de convivência familiar, que leva os convidados a passarem por outra reflexão: o quanto o lixo impacta na natureza? Diversas pesquisas apontam que um dos efeitos da pandemia foi o aumento da geração de lixo doméstico. “Precisamos reforçar os cuidados com o descarte do lixo, por isso, a minha proposta é fazer uma casa o máximo autossustentável”, conta Claudia. Para isso, optou em trazer uma mini composteira para recicláveis que produz adubo para ser utilizado na horta vertical localizada em cima da bancada da cozinha e diminuir a produção de lixo orgânico. Logo acima da composteira, um impactante quadro, da Fast Frame, chama atenção e incentiva a pensar sobre o quão necessário é cuidar do nosso planeta Terra.

 

Com estilo moderno e toda produzida de peroba rosa, a bancada da copa apresenta uma textura rústica devido às ranhuras evidentes da madeira e traz a sustentabilidade ao projeto. O revestimento da parede em pedras, da Colormix, dá aquele toque bruto e natural. O tampo da Cosentino proporciona praticidade. Já a horta vertical vem para evidenciar que as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação e, portanto, passaram a cultivar os alimentos em casa.

Sem esquecer da importância da higienização das compras logo que se chega da rua, o armário da cozinha, também em peroba rosa, possui um equipamento com tecnologia de ozônio, para a desinfecção dos mantimentos antes de guardá-los.

As relações de consumo também mudaram com o isolamento. As pessoas estão pensando em viver com menos, prezando apenas pelo essencial, e, com isso, a temática ambiental ganhou força. Para tanto, Claudia escolheu móveis que trazem à tona o reaproveitamento de móveis e objetos de decoração antigos na decoração.

Já para fortalecer o convívio familiar, preparar aquela receita e, ao mesmo tempo, poder conversar com os amigos, ela desenvolveu um espaço totalmente voltado para os encontros virtuais, visando usar a tecnologia para conectar as pessoas que não estão juntas.

Janelas CASACOR – “Espaço Sagrado” por Claudia Alionis
Quando: De 8 de novembro a 8 de dezembro
Horário de visitação: Das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Local: Shopping Lar Center
Endereço: Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

ESPAÇO SAGRADO BY CLAUDIA ALIONIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *